top of page

Jogo da Baleia Azul

  • Foto do escritor: Taís Flávia Cherchiglia
    Taís Flávia Cherchiglia
  • 24 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

JOGO DA BALEIA AZUL


O jogo da baleia azul é a mais nova preocupação das pessoas. O jogo, iniciado nas redes sociais da Rússia vem associado ao aumento de suicídios de adolescentes e jovens adultos.

O jogo envolve uma série de tarefas que somente pessoas selecionadas poderão concluir. Muitas tarefas envolvem a automutilação, assistir filmes de terror e psicodélicos, ficar doente e, segundo relatos, a última tarefa é o suicídio.

Há muitas fotos de pessoas que se auto mutilaram nas redes sociais com as hashtags do jogo, o que leva a crer que os suicídios tem ligação direta com o jogo perverso.

O termo “BALEIA AZUL” faz referencia ao fenômeno “BALEIAS ENCALHADAS” que é comparado ao suicídio.

Há muita especulação sobre o assunto, mas até a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba está preocupada, alertando a população dizendo que foram registradas cinco tentativas de suicídio na madrugada anterior do dia 18/04 de adolescentes entre 13 e 17 anos na capital paranaense.

A preocupação se elevou, quando algumas fontes alegaram ter acontecido 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades online identificadas como “grupos da morte”.

Tudo na internet se torna um vírus, espalha muito rápido, causa pânico ou vira uma preocupante atração.

Em alguns países, como Inglaterra, França e Romênia, há muitas euforia e alerta nas escolas as quais se manifestam para informar as famílias, depois que adolescentes apareceram mutilados nos braços, com diversas queimaduras e outros sinais destrutivos.

Jogos que provocam o "endeusamento" dos adolescentes vem crescendo cada vez mais por toda parte. Trazem um apelo provocativo aos jovens. Um exemplo é o jogo da asfixia, gerando vítimas no Brasil. Outra "moda" é o “desafio do sal e gelo”, que pedem para os adolescentes queimarem a pele com o gelo e compartilhar a imagem nas redes sociais, e sem esse feito não podem fazer parte do grupo. Esse desafio já existia há bastante tempo, contudo, voltou com força total recentemente. Sem falar no “Jogo da Fada”, que incentiva as crianças a mexerem com gás do fogão de madrugada, enquanto os pais dormem.

As recomendações que os profissionais da saúde dão para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

Veja sinais de atitudes dos adolescentes que podem estar relacionadas com o jogo:

  1. Mutilações na palma da mão

2. Ele assiste filmes de terror/psicodélicos com freqüência

3. Mutilações nos braços – cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal

4. Desenhos de baleia

5. Posts em redes sociais com os dizeres “#i_am_whale” (“Eu sou uma Baleia”).

6. Sair de casa em horários estranhos – madrugada principalmente

7. Cortes nos lábios

8. Furos nas mãos com agulhas

9. Arranjar brigas

10. Evitar conversar durante muitas horas

PROCURE UM PROFISSIONAL. AJUDE A MANTER A MENTE E VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃ.


 
 
 

댓글


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Psicóloga clínica - Psicopedagoga - Taís Flávia Cherchiglia.

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Wix Facebook page

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 20:00

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page